Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Retorno à pobreza: o regresso ao Bolsa Família - Uma ESPERANÇA: novo pobre é jovem, urbano e pode sair rápido da assistência social

Estudo inédito do Banco Mundial aponta que o Brasil pode ter até 20,9 milhões de pessoas vivendo na pobreza até o fim do ano. 

Para o diretor da instituição, Martin Raiser, o país precisa rever suas políticas públicas para estancar o avanço de ao menos 2,5 milhões de brasileiros, que não eram considerados pobres em 2015

Quais as causas do aumento da pobreza?
Mais ou menos três quartos do aumento da pobreza ou da redução da renda nas categorias mais pobres vêm do mercado de trabalho. São pessoas que perderam renda no mercado ou perderam o emprego. Portanto, não tinham necessidade de se registrar no Bolsa Família. Até chegarem ao programa, se registrarem e receberem o benefício, demora um pouco. Por isso é preciso fazer esse esforço para, de um lado, ampliar os programas de assistência social a fim de cobrir os novos pobres, e, de outro lado, focalizar esses mesmos programas para assegurar uma eficiência máxima.

O pente-fino que excluiu milhões de famílias que não atendiam às regras do Bolsa Família é uma boa medida de focalização?

Ler íntegra, clique aqui 


Nenhum comentário: