Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

PM do ES põe arma na cabeça do povo. Exército aplaudido

A Constituição proíbe a greve de PMs. Todos os líderes têm de ser processados pelo Código Penal Militar e punidos exemplarmente 

No dia em que o presidente Michel Temer indica para o Supremo Tribunal Federal um jurista que já foi secretário de Segurança Pública da unidade da Federação com a maior população de país — refiro-me, claro!, a Alexandre de Moraes e a São Paulo —, a violência explode no Espírito Santo, particularmente em Vitória, capital. No fim de semana, o Estado contabilizou 52 homicídios. Vídeos que trazem a ação das gangues chocam pelo desassombro. Era o diabo no comando. Arrastões, carros roubados à luz do dia, assaltos à mão armada, ônibus lotados de passageiros à mercê dos bandidos…

E onde estava a Polícia Militar do Estado? Ora, em greve. Foi a decisão tomada pelos valentes na sexta-feira. Ao arrepio da lei. Militares não podem recorrer a esse instrumento. E a razão é simples: quando homens armados, que constituem a defesa essencial dos cidadãos fazem greve, quem se prejudica? É a população. Esse movimento é um acinte e um disparate. Os senhores sindicalistas terão de arcar com as consequências de sua escolha. Aquilo a que assistiu o Espírito Santo é obra de marginais de várias estirpes: daqueles que saíram às ruas para barbarizar e daqueles que não saíram para conter os bárbaros. É intolerável o que se viu no Estado, e as punições têm de ser muito duras. É uma agressão, antes de mais nada, à Constituição.

O que estabelece o Artigo 42 da Carta, entre outras coisas? Leiam: “Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. 
  • 1º Aplicam-se aos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, além do que vier a ser fixado em lei, as disposições (…) do art. 142, Parágrafos 2º e 3º (…).”
Pois bem. O que diz o Inciso IV do Parágrafo 3º? Isto: “IV – ao militar são proibidas a sindicalização e a greve”

E fim de papo!
Ninguém é obrigado a ser militar ou policial. Trata-se de uma escolha. Homens armados não fazem greve nem se aquartelam. Os policiais que estão em greve no Espírito Santo — e me nego, por enquanto, a debater as reivindicações — se tornaram aliados objetivos dos bandidos e, pois, colaboram com o banditismo.  A greve absurda teve início da sexta-feira, e o caos se instaurou logo no sábado. O governo do Espírito Santo pediu a intervenção da Força Nacional de Segurança e do Exército, que patrulha as ruas. Os caminhões com os militares entraram em Vitória sob os aplausos da população. Parecia um daqueles clichês de filme, com cidadãos submetidos ao nazismo que são libertados pelos aliados. 

Vejam:
O Espírito Santo vem fazendo o certo nas contas públicas. Paulo Hartung, o governador, submeteu o Estado a forte ajuste fiscal. Está pondo em prática o que outros não tiveram coragem de fazer. Ora, é claro que isso gera demandas de todos os lados. Também dos policiais. Mas com greve? Aí, não!

Não pode sobrar pedra sobre pedra! Todos os líderes dessa greve têm de ser processados pelo Código Penal Militar. E as punições têm de ser as mais severas porque se juntam à pusilanimidade — que consiste em deixar a população à mercê da bandidagem — a demagogia e o populismo baratos. Familiares dos grevistas estão acampados à frente dos batalhões da PM, exibindo cartazes, como se fossem as vítimas.

Leio um troço asqueroso na Folha. Um sujeito identificado como Bruno Bocayuva se apresenta como “diretor de marketing” da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Espírito Santo. É o fim da picada! O marketing desses valentes conta a sua eficiência em cadáveres. O tal Bocayuva contabilizava orgulhoso que todas as saídas de batalhões estavam obstruídas. Que nojo!

Não há negociação com essa gente. Não existe reivindicação justa quando grevistas se associam, queiram ou não, a bandidos.  E ponto!

Situação difícil 
Eis aí. É oportuno que um ex-secretário de Segurança Pública esteja indo para o Supremo. Sabemos que há muito a fazer nessa área. O Ministério da Justiça, por sua vez, vai abrigar o Fórum Permanente de secretários estaduais de Segurança, Justiça e Penitenciárias. Isso que se vê no Espírito Santo é, claro, obra da radicalização política de irresponsáveis, sim, mas também vem nos lembrar de que o gigantesco desafio da Segurança Pública ainda aguarda resposta. E, é preciso observar, falta dinheiro para o setor. [um ex-secretário de Segurança Pública que antes de tomar posse já começa falando bobagem:  diz ser contra a prisão de usuários e pequenos traficantes, esquecendo o que sua condição de ex-secretário permite saber que sem usuário não existe tráfico.]

Mas isso se equaciona depois. Agora, cumpre ao estado brasileiro demonstrar as graves consequências que advêm àqueles que, tendo o direito de usar uma arma na cintura, a apontam para a cabeça do cidadão comum, do homem de bem.

 Fonte: Blog do Reinaldo Azevedo


Nenhum comentário: