Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Se a Polícia Civil não quer investigar, a Polícia Militar tem o DEVER e o DIREITO de investigar - Em coletiva, PM afirma que continuará a lavrar termos circunstanciados



Para PCDF, PM age como na ditadura militar ao insistir em investigar crimes
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio de nota, declarou, na tarde desta quarta-feira (21/9), que considera a prática da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que insiste em lavrar Termos Circunstanciados de Ocorrência, ilegal. Os civis alegam que o exercício fere a Constituição Federal. "Constitui retrocesso histórico, em um regime civil, submeter os cidadãos ao poder da caserna, como se estivéssemos sob a égide do regime militar.”

Em contrapartida ao que o alto-comando da PMDF alega, que o objetivo do uso dos TC seria para otimizar o serviço e poupar recursos públicos, a PCDF afirma que a sociedade não precisa que as duas polícias façam o mesmo trabalho. "A sociedade clama que os militares voltem a se empenhar no trabalho preventivo e ostensivo, fazendo-se presentes às ruas do Distrito Federal", disse o diretor de Comunicação da corporação, Miguel Lucena, na nota. 

Ainda de acordo com a publicação, os policiais civis chamam a atenção para o fato de que neste mês foram registrados 2.700 roubos no Distrito Federal, com 2.040 a pedestres em vias públicas. Segundo eles, a PMDF atuou somente em 3% dos casos.   A Polícia Civil do DF afirma que adotará providências para reverter a situação. 

Policiais formados em direito continuarão realizando o procedimento após as ocorrências de menor potencial ofensivo. O objetivo seria otimizar o serviço e poupar recursos públicos

O alto-comando da Polícia Militar deu uma coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (21/9) para esclarecer o uso dos Termos Circunstanciados de Ocorrência. O Coronel Helbert Borges, chefe do centro de comunicação social da PM, informou que, inicialmente, os policiais formados em direito continuarão realizando o procedimento após as ocorrências de menor potencial ofensivo. O objetivo seria otimizar o serviço e poupar recursos públicos. Borges ainda afirma que o efetivo está preparado para atender as demandas e que treinamentos serão realizados para capacitar toda a equipe. 

Desde o último mês, foram realizados quatro Termos Circunstanciados pela PM. De acordo com o chefe de comunicação, a polícia tem o objetivo de atender o anseio da comunidade local. "Estamos focados no trabalho preventivo e ostensivo com o intuito de agilizar a demanda. Vamos realizar este trabalho com maestria", afirma.  Outra situação apontada pelos profissionais, é a demora que o processo leva para ser realizado em uma delegacia. Segundo eles, já ocorreram situações em que um registro demorou cerca de 15 horas para ser feito. Os militares também relataram que em abril, o Supremo Tribunal Federal determinou que a Polícia Militar do DF poderia realizar o serviço.

Fonte: CB

Nenhum comentário: