Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Lula chega à reunião do PT para se defender de denúncia da Lava-Jato, apresentada pelo MPF



Petistas vão transformar reunião em SP, previsto para as 13h, em ato de desagravo a Lula; para o ex-ministro Jaques Wagner, 'fizeram um circo'

A reunião do diretório nacional do PT, em que o ex-presidente Lula fará um pronunciamento na tarde desta quinta-feira em São Paulo se transformará num ato de desagravo ao líder petista. Lula já está no local. A militância do partido foi convocada para acompanhar o encontro. Ao chegar, o ex-ministro da Casa Civil Jaques Wagner criticou os procuradores da força-tarefa da Lava-jato pela denúncia de quarta-feira e defendeu que Lula assuma a presidência do PT. Lula chegou na reunião, num hotel no centro de São Paulo, por volta das 11h15, por uma entrada secreta

A fala de Lula, seguida de entrevista, está prevista para começar às 13h. — Entramos na terra do “deu a louca no mundo”. Tocaram fogo em tudo. É uma coisa desrespeitosa com um ex-presidente da República. Não que qualquer autoridade esteja afastada de investigação, mas essa coisa de chefe de não sei o que é um desserviço. O país é visto lá fora de forma bastante desconfiada. Eu conheci o Lula na mesma casa que ele continua morando, no mesmo apartamento de São Bernardo. É estranho porque os alcapones da vida, o Cunha, por exemplo, vejam onde ele mora — disse Wagner.

O ex-ministro acredita que o clima no país pode piorar porque o número de pessoas indignadas com a atuação do MPF tem aumentado: — O espetáculo de ontem foi um espetáculo grotesco e draconiano. Fizeram um circo. [a militância petista, ou militontos, são cães desdentados que apenas ladram, não mordem.]

Para o ex-ministro da Casa Civil do governo Dilma Rousseff, o Ministério Público Federal colocou a sua credibilidade em risco:  — Tudo vira uma palhaçada. É isso que está acontecendo no Brasil. Tenho muito apreço pelo Ministério Público, mas várias vezes disse a alguns deles: vocês têm que tomar cuidado para não passar de uma instituição respeitada para uma instituição temida e odiada. A imagem lá fora vai virando a de um país em que a democracia é um farrapo.

Wagner afirma que ainda é cedo para considerar Lula carta fora do baralho para eleição presidencial de 2018. — Se não tiver nenhum tipo de condenação, e eu creio que não terá, o Lula tende a ser o nosso candidato — afirmou o ex-ministro.

Cotado para assumir a presidência do PT, o ex-ministro disse que só aceitaria o posto caso Lula não aceite — Ele deve aceitar nem que fosse como uma missão. No fundo, ele é o presidente de honra, mas pelo peso político, pela experiência, pelo relacionamento dentro e fora do PT, todo mundo migra para fazer a consulta com ele. Então, acaba sendo um presidente paralelo. Era melhor ele estar no papel de presidente — argumentou Jaques Wagner.

O mandato do presidente do PT, Rui Falcão, acaba em novembro do ano que vem, mas ele próprio defende que a escolha de um novo comando seja antecipada para maio.

LULA VAI ELEVAR TOM CONTRA PROCURADORES
Apontado nesta quarta-feira pela força-tarefa da Lava-Jato como “comandante máximo” do esquema de corrupção, o ex-presidente Lula aproveitará a reunião do diretório nacional do PT, nesta quinta, para elevar o tom contra os procuradores e reforçar o discurso de que as ações contra ele na esfera judicial têm como objetivo afastá-lo da disputa presidencial de 2018. O próprio ex-presidente alterna seus discursos públicos entre o afastamento absoluto da ideia de concorrer a uma nova eleição e a tese de que tudo dependerá do quadro político na ocasião.

Também disposto a bater na tecla de que vem sofrendo perseguição política, o petista pretende colocar a denúncia apresentada contra ele no mesmo pacote de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Os dois fatos fariam, na versão do Lula, parte de uma reação das elites contra as conquistas da população mais pobre promovidas pelos governos do PT. [conquistas que a própria população já perdeu; tanto que os que Lula e Dilma tiraram das classes D e E para C já voltaram às classes originais.]

Fonte: O Globo 

Nenhum comentário: