Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

sexta-feira, 27 de março de 2015

Tombini diz que resultado do PIB confirma uma ‘pausa no crescimento’ do país - PIB 2014 foi negativo, só quemudaram a metodologia e atingiu 0,1% - A taxa de desemprego fevereiro/2015 foi de 5,9% = 9,8 vezes a de janeiro/2015 = 0,6%

No entanto, o presidente do Banco Central afirma que os ajustes tendem a construir 'bases mais sólidas' para retomada da economia 

No país da contabilidade criativa o PIB 2014 seria negativo = encolheu;  

o que fizeram?  

trocaram o termômetro = mudaram a metodologia = mesmo com fraudes, mudanças, o crescimento não ultrapassou 0,1%

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou, em nota nesta sexta-feira, que o país vive uma "pausa no crescimento econômico", referindo-se à alta de 0,1% no Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos) divulgada pelo IBGE. Tombini ponderou, entretanto, que a revisão dos PIBs de anos anteriores a partir de uma nova metodologia foi positiva e mostrou um cenário mais amplo de crescimento da economia. “A revisão das estatísticas decorrente de aprimoramentos metodológicos incorporados pelo IBGE revelou um quadro de maior expansão da atividade econômica desde 2012, como já evidenciado para 2011, de participação mais elevada do investimento na economia e de melhores indicadores de solvência do país”, diz a nota.

O presidente do BC disse ainda que, embora vá haver uma “evolução desfavorável da atividade no curto prazo, os ajustes macroeconômicos em curso tendem a construir bases mais sólidas para a retomada da confiança e do crescimento econômico”.

O vice-presidente, Michel Temer (PMDB), também reconheceu que o Brasil está passando por algumas dificuldades, mas disse que estão sendo superadas com os ajustes propostos pelo governo, que podem parecer restritivos, mas na verdade visam obter uma economia saudável ainda este ano. — Preocupa? Claro que preocupa. Mas é superável? Claro que é superável. O ideal dos ideais é que não houvesse essa pausa no crescimento, mas a pausa muitas vezes é para você engatar de novo e sair em alta velocidade. De modo que nós devemos é manter o otimismo no país. O Brasil já cresceu e pode continuar crescendo, mas precisa da colaboração de todos, com muita paz e harmonia social — disse Temer.

Comentários que mostram que o Levy está errado

Está ruim?  Você ainda não viu nada. O rendimento do trabalhador nos últimos 10 anos caiu pela primeira vez em fevereiro último devido à inflação e à retração da economia. A queda foi de 0,5% na comparação com fevereiro de 2014.

A taxa de desemprego subiu para 5,9%, o índice mais alto para meses de fevereiro desde 2011, segundo o IBGE.

Uma taxa de 5,9% representa uma piora tanto em relação ao resultado do mesmo mês no ano passado (alta de 0,8%) como em relação relação a janeiro (+0,6%).  O número de pessoas ocupadas atingiu 22,22 milhões, uma queda de 1% sobre janeiro. O número de pessoas à procura de vagas aumentou para 1,4 milhão (10,2%).


Nenhum comentário: