Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

segunda-feira, 30 de março de 2015

Novo ministro da Educação entrou numa grande roubada

Renato Janine Ribeiro entra: a) no ministério; b) em coisa nenhuma; c) numa roubada

Me espanta a ingenuidade das pessoas que saudaram a nomeação do professor Renato Janine Ribeiro para o ministério da Educação. Não porque ele, um filósofo e articulista respeitável, não tenha qualidades – mas sequer acho necessário discuti-las aqui. É simplesmente porque o momento em que Dilma poderia sinalizar um ministério de qualidade já passou. Agora ele precisaria de um ministério de guerra – e provavelmente nem esse daria conta dos embates que se intensificam.

A descrição que ele faz do convite no facebook é singela: “Ufa! Não tive tempo até agora de agradecer os cumprimentos nem de comentar minha nomeação para a Educação, pela presidenta Dilma (…) Na quinta-feira recebi uma ligação do ministro Aluizio Mercadante, me convidando a ir a Brasilia para vermos a possibilidade de eu ocupar este cargo. Aceitei. Cancelei alguns compromissos – um deles seria participar da performance, longa mas que deve ser fascinante, da Marina Abramovic no Sesc. Fui recebido por ele e pela presidenta, com quem tive longa conversa. Depois, fui ao MEC, onde o secretário executivo, que permanecerá, me fez um briefing inicial de um dos ministérios maiores, mais complexos e mais ricos da Esplanada. Bom lembrar que são 50 milhões de alunos e 2 milhões de professores! É o Brasil que está lá – subindo a ladeira”.

Fora o fato meio pelego de subitamente passar a usar o termo “presidenta” (ele usava “presidente”, nos escritos que eram críticos ao governo, sem serem de oposição), e de contar candidamente que deixou de ir a um programa no Sesc para, err, entrar no governo, Janine Ribeiro mostra como sua indicação surgiu do nada, um raio em céu azul. Não há a menor indicação de conversas, articulações ou quaisquer intenções anteriores, de parte a parte.

Continuar Lendo.......................... Blog Alex Antunes


Nenhum comentário: