Blog Prontidão Total NO TWITTER

Blog Prontidão Total NO  TWITTER
SIGA-NOS NO TWITTER

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Percebam que esses vagabundos SEM TETO só ocupam imóveis bons e de ótima localização – periferia não interessa a eles



Grupo de sem-teto invade hotel de luxo que ofereceu emprego a José Dirceu
O Saint Peter ganhou as manchetes ao oferecer R$ 20 mil para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu trabalhar como gerente no estabelecimento. Na época, ela já havia sido condenado no caso do mensalão
 vagabundos só gostam de conforto 

Palco de casos que colocaram Brasília nos noticiários nacional e internacional, o Hotel Saint Peter volta a ser notícia na manhã desta segunda-feira (14/9). O edifício, fechado em março deste ano no meio do expediente por uma ordem de despejo, amanheceu ocupado por famílias do Movimento Resistência Popular pelo Direito à Cidade, dissidentes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). 

 O prédio localizado na Asa Sul, é o mesmo que, em setembro do ano passado, foi invadido por um homem que se apresentou como terrorista, fez um mensageiro refém e ameaçou explodir uma bomba no local. O Saint Peter também ganhou os noticiários no fim de 2013, quando o empresário Paulo de Abreu, um dos donos do hotel, ofereceu ao ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu – condenado no escândalo do mensalão – salário de R$ 20 mil como gerente, valor bem acima do pago pelo mercado.

Após a denúncia ser publicada pela imprensa, Dirceu formalizou a desistência do trabalho. Em ofício à Vara de Execuções Penais a defesa do ex-ministro, condenado nas denúncias do mensalão, escreveu que o Dirceu “não considera justo que outras pessoas, transformadas em alvo de ódio e perseguição exclusivamente por um gesto de generosidade, estejam obrigadas a partilhar da sanha persecutória que se abate contra ele”. Após a repercussão do caso, Dirceu recuou e foi trabalhar no escritório do advogado José Gerardo Grossi.

Os sem-teto chegaram ao local por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira (14/9). Pelas contas do movimento são 450 famílias, mas a Polícia Militar informou que são cerca de 150 pessoas. Elas teriam ocupado pelo menos sete andares do edifício. As imagens mostram que, apesar de estar fechado desde março, os quartos estão mobiliado com colchões, frigobar, aparelhos de televisão e cortinas.
O coordenador do movimento, Francinaldo Silva relatou que as famílias foram retiradas do estacionamento do Setor Bancário Norte (SBN) no sábado (12/9). Então, seguiram para o Conic, de onde também foram expulsas no domingo (13/9). "Decidimos ir para a Codhab (Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal) mas, no meio do caminho vimos o prédio abandonado e ocupamos", relatou. [o governo é convivente quando deixa esses arruaceiros se deslocarem livremente pelas ruas. Na primeira retirada – estacionamento do SBN, o autointitulado coordenador do movimento deveria ter sido detido para averiguações – e outros pseudo líderes – e o restante dos invasores dispersados pela polícia.]

O grupo é o mesmo que estava acampado há mais de dois meses no SBN, próximo à sede da Secretaria de Fazenda. Apesar de o prédio estar abandonado há algum tempo, o agente Carlos Reis, da Defesa Civil do DF disse que o órgão não deve atuar, pois, "não há indicação de risco de queda ou desabamento da estrutura".

Terminou no fim da manhã uma reunião entre integrantes da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais (Seris); da Codhab, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Social e do Subsecretaria de Estado da Ordem Pública e Social do Distrito Federal (Seops). Após discutir o problema, o governo chegou a conclusão de que as negociações com o grupo estão encerradas até que eles apresentem um documento que prove a existência do movimento, como um estatuto, por exemplo.

No que diz respeito à possíveis ações de desocupação, o governo só vai agir se houver uma decisão judicial de reintegração de posse por se tratar de um imóvel particular. “O governo não vai se opor a uma decisão judicial”, informou Manoel Alexandre, subsecretário da Seris. 

Desde o início da invasão, policiais militares se posicionaram em frente ao prédio para impedir aqueles que saiam do prédio de retornarem. Entre outras coisas, os sem-teto reivindicam a prorrogação do pagamento do auxílio-aluguel. No feriado do Dia da Independência, cerca de 300 integrantes bloquearam o Eixo Monumental, altura da Rodoviária do Plano Piloto, e atearam fogo em pneus.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: